“PITACOS” DESPRETENSIOSOS SOBRE COMPORTAMENTO EM CABINE


Ninguém sabe tudo! Aliás, saber tudo nem existe, já que não existe uma verdade só, absoluta.

A ideia aqui é compartilhar algumas impressões, ideias e experiências que vamos adquirindo sobre o comportamento em eventos ao longo dos anos. Escrevam suas sugestões, discordem, repassem, questionem, enfim… o blog é para todos que buscam aprimoramento constante.

Vamos à lista:

1 – Menos é mais. Menos perfume, menos joias, menos volume na voz, menos interação com o cliente – principalmente, claro, se o cliente não for seu.  Ética é fundamental. Dê sorrisos, mas não dê cartões!

2 – É fácil esquecer dos técnicos de som. Muitas vezes, chegamos ao local do evento, e a cabine já está arrumada. Não deixem de dar bom dia, perguntar o nome do técnico, dizer “por favor”. Todos gostam de respeito e consideração. E, afinal, quanto melhor tratamos as pessoas, melhor seremos tratados, certo?

3 – Agora, um assunto muito importante: a ajuda ao concabino. Passe colas de palavras difíceis e prováveis de aparecerem novamente. Ah, e cola é por escrito!!! Para quem está ouvindo e falando ao mesmo tempo, é difícil decifrar sussurros ou caretas e gestos. Ao agir assim, você desconcentra o colega, não atinge o objetivo, e quem escuta é só quem não deve: a plateia – rsrs!

Um detalhe importante: escreva a cola com letra legível! Afinal, já não é fácil ser multitarefas… que dirá ter que, ainda por cima, decifrar um garrancho, concordam? E não cutuque o colega. Tem gente que sente cócegas e pode se assustar… ou surtar!

4 –  Aproveite para relaxar um pouco na hora do seu intervalo, mas não “abandone o barco”. Uma dica boa é ficar sempre um slide a frente, antevendo palavras difíceis. Na hora certa, a cola estará prontinha para seu colega.

5 – Procure se aprimorar, se familiarizando mais com as funcionalidades de seu computador. Na cabine, um segundinho que seja faz diferença. Ah, e desligue ou tire o som do celular e o som do computador, também.

6 – Tenha um modem 3G. Na maioria das vezes, o wi-fi em hotéis e centros de convenções é caro, e ficar sem internet, além de atrapalhar o seu trabalho, é muito entediante.

7 – Procure, além de estar bem vestido e de barba feita etc., não ser o primeiro a se servir no coffee-break/almoço. Para quem ainda não leu “Na Sala com Danuza”, fica aí a dica de etiqueta!

8 – Água em garrafa evita derramamentos, panes elétricas e papéis molhados!

9 – Chegue cedo para testar o equipamento, pedir palestras e trocar dicas com seu colega.

10 – Estude para o evento, mesmo que não haja material. Você vai soar bem mais confiante!!

11 – Balinhas de menta e afins refrescam o hálito – use e abuse!

12 –  Ah, e sempre aproveite as dicas dos colegas mais experientes!

E não esqueçam:  intérpretes são pontes humanas com nervos de aço!

O Intérprete!

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Autor: megbatalha

Intérprete e Tradutora

3 thoughts on ““PITACOS” DESPRETENSIOSOS SOBRE COMPORTAMENTO EM CABINE”

  1. Adorei o texto, Meg! É bem isso aí…Às vezes a gente comete uns deslizes, por isso é sempre bom ter esse “pequeno manual” pra não esquecer de nada!bjos e parabéns pelo post!

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